quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Docinho Brasileiro que Ganhou as Eleições


Era o ano de 1945. Era o fim da Segunda Guerra Mundial. Hitler fora derrotado. Getúlio Vargas deposto, em 29 de outubro daquele ano. As idéias liberais e democráticas começavam a tomar conta do mundo todo. O sistema autoritário brasileiro sucumbiu. Era o fim do Estado Novo.

As idéias fervilhavam . Finalmente eleições democráticas seriam realizadas e o povo brasileiro escolheria seu presidente no final daquele ano.

De um lado das urnas estava Eurico Gaspar Dutra, candidato pelo PSD e PTB. Do outro lado, o personagem principal dessa nossa história, o Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN.

Eduardo Gomes, Brigadeiro da aeronáutica, começou a escrever seu nome na história nacional quando foi um dos líderes da Revolta dos 18 do Forte, 1922, iniciando o movimento conhecido por Tenentismo, do qual saiu gravemente ferido. Mais tarde, em 1924, participou da Revolução Paulista. Patrono da Força Aérea Brasileira, Eduardo Gomes não é lembrado por nenhum desses episódios, afinal o povo tem memória curta, mas caiu no gosto popular - com o perdão do trocadilho - por causa de um doce...


LEIA NA ÍNTEGRA EM: http://www.jundiaionline.com.br/colunistas/coluna.asp?id=9



Nenhum comentário:

Postar um comentário