terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Maçãs Que Não Escurecem?

Quando começamos a comer uma maçã logo lembramos que a fruta escurecerá. Apesar disso não trazer perigo nenhum ao comensal, o aspecto da fruta torna-se desagradável, o que torna uma competição comer a maçã. A velocidade das mordidas versus a velocidade do escurecimento.
O que acontece é que existe na maçã uma enzima chamada polifenol oxidase que é liberada no momento em que cortamos ou mordemos a maçã. Essas enzimas reagem com o oxigênio produzindo substâncias escuras. Outro fator que contribui para o escurecimento do vegetal é se for cortado com uma faca de ferro.
A batata, a pêra e a banana possuem o mesmo problema, por isso o costume de colocar o tubérculo na água após cortado, impedindo o contado com o oxigênio. Nas frutas o costume é adicionar limão, a acidez da fruta também impede a ação da enzima.
Mas agora não será mais preciso adicionar gotas de limão, pelo menos na maçã, pois especialistas da Okanagan Speciality Fruits, empresa canadense de biotecnologia, desenvolveram uma maçã geneticamente modificada que "quando você corta, ela não ficará escura", explica Neal Carter, presidente da companhia.
Deixando a discussão sobre transgênicos de lado, a ideia é interessante e a fruta poderá ser consumida com menos pressa.

Um comentário:

  1. Lucas , parabéns pelo seu blog ! Tá muito legal !
    Gostei bastante desse post da maçã , muito instrutivo !
    Abs ! Tonho

    ResponderExcluir